Sunday, March 20, 2005

A história de Joe Enguia e as formigas saltitantes

O nascimento do Joe Enguia

A música estava a tocar (um daqueles novos grupos de retro-swing)... O cenário era engraçado, num palco duas meninas abanavam as formosas pernas, no balcão três bêbados faziam estatística acerca do tempo que a cerveja demorava a chegar à bexiga, o barman utilizava um palito como picareta nos dentes escurecidos - a música continuava a tocar -, das dez mesas que compunham o outrora proeminente "Engole depressa", apenas duas estavam ocupadas. Uma delas, entre copos de whisky e rum, servia de delicado leito a um poeta da rua, na outra estava sentado um menor de idade que por ser a centésima terceira vez que pedia para ver a tia a dançar lá o tinham deixado entrar. O rapaz devia ter uns quinze anos, obeso, borbulhas na cara, ... entre outras características da idade, mas os seus olhos saltitavam de alegria ao ver as nádegas da companheira de dança da tia.

E foi assim que Joe Enguia, com um pontapé na porta, entrou no pitoresco estabelecimento (sempre com a música a tocar). Joe Enguia, Joe da parte da Mãe (o pai tinha virado travesti...circunstâncias do negócio) e Enguia da parte da avó (a mãe verdadeira). Joe era esquizofrénico e como tal "andava" sempre acompanhado das suas anónimas amigas e companheiras de aventuras...as fabulosas Formigas Saltitantes. Ninguém, excepto o poeta que gritou "ponham essa merda mais baixo", mas mesmo ninguém ... excepto as senhoras que tinham arrendado os quartos no primeiro andar do bar (assim era a história que tinha sido vendida ao inocente sobrinho), mesmo mesmo ninguém ... excepto a própria porta que adquiriu uma ondulatura criativa, se importou com a entrada deste personagem. Mesmo assim foi engraçado ouvir (com a música sempre a tocar):

-"PAM"
-"Ponham essa merda mais baixo"
-"A bófia?! outra vez?! Cindy hoje és tu a atendê-los"

-"Como gostamos de voltar a casa!".

Joe Enguia regressava de uma viagem às américas para onde tinha fugido a seguir à queda do muro de Berlim. Um dos seus trinta tios tinha lhe dito que aquilo ia ser como um rebentar de uma represa, os comunistas iriam alagar o resto da Europa e iam-no obrigar a arranjar trabalho ou então comiam-no assado no espeto....passados todos estes anos, recebeu uma carta da mãe a dizer que um dos seus client.... irmãos estava num cargo do governo e que estaria disposto a arranjar-lhe um trab... ocupação. Enquanto aos comunistas que não se preocupasse que tinha arranjado um astrofísico ucraniano para lavar pratos, servir à mesa, consertar canalizações, remendar o telhado, entregar recados e fazer compras para o bar. Pelo que os tinham metido no seu devido lugar.

Assim começou a história de Joe Enguia...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home